Núcleo de Gestalt Terapia Integrada
 

Gestalt Aberta - Vale a pena fechar

Por Silvia Tereza B.P.Pereira (CRP: 06/5915-4)

A busca pela terapia se dá por diversos motivos e, na grande maioria, recheados de conflitos internos que acabam ocasionando outros sintomas desconfortáveis. Dentre as diversas situações que trazem desconforto, estão as Gestalts Abertas, que são situações que permanecem inacabadas, sem que o cliente tenha consciência disso.

Gestalt, palavra de origem alemã, significa um todo, esse todo pode se referir a ciclos e, ao longo da vida, vamos abrindo e fechando Gestalts. Isto é, vivemos diversas experiências tanto no âmbito profissional, como nos relacionamentos pessoais que, por algum motivo, nem sempre são concluídas.

A minha experiência, como Gestalt-Terapeuta, tem mostrado o quanto trabalhar esse tema é crucial para que as pessoas recuperem o seu equilíbrio.

A literatura nos mostra que, embora possamos tolerar uma considerável quantidade de situações inacabadas, essas direções incompletas realmente buscam a inteireza e, quando obtém poder suficiente, o indivíduo é assaltado por preocupações, comportamento compulsivo, temores, energia opressiva e muitas atividades autoderrotistas. ( Erving e Miriam Polster, in Gestalt-Terapia Integrada, 2001)

O cliente nem sempre percebe claramente o que está gerando o conflito interno, portanto, não pode solucioná-lo. Na terapia essa necessidade surge na medida em que ele vai entrando em contato com as suas dificuldades e se conscientizando do que realmente está incomodando. Até então, a pessoa sente que algo a incomoda, mostra-se sem energia sem direção, não enxergando novas saídas e oportunidades.

O exemplo de um cliente ilustra bem o resultado que ele obteve, ao fechar uma situação inacabada. Ele se mostrava muito angustiado e com uma dificuldade grande de direcionar sua vida. Ao se conscientizar de que mantinha diversas Gestalts Abertas, resolveu por em pratica o fechamento delas. Elegendo por hierarquia de necessidades, identificou a necessidade de oficializar a separação, fechando assim um ciclo referente ao seu casamento. Com essa atitude,obteve ganhos, tais como recuperação da energia que estava estagnada, e até benefícios materiais como a compra de um apartamento. Ele declarou que não foi fácil tomar essa atitude, demandou um esforço, bem como uma ompreensão dos obstáculos que estavam impedindo o fechamento. Ao fechar essa Gestalt sentiu que valeu a pena. Mais fortalecido e mais estruturado, pode colocar em prática outras finalizações, bem como resolver mais facilmente outras situações que surgiram recentemente.

Isso pode acontecer quando o cliente se responsabilizou pela sua Gestalt-Aberta, conscientizando-se e assumindo plenamente a sua necessidade.

Quando as Gestalts são fechadas sentimos uma harmonia com o mundo à nossa volta.

“Quando me harmonizo internamente há um reflexo externamente.”

Campinas, Novembro de 2007.

 
 
Voltar
 
Página Principal

© 2007-2024 Núcleo de Gestalt Terapia Integrada - Todos os Direitos Reservados - Fone: (19) 3251-1200

Desenvolvido por Otavio Vicentini